Comentando o Enxoval: Para o Berço e o Quarto

bebes

Seguindo a sequência de posts comentando o enxoval do bebê… Essa é a lista dos itens para quarto e berço, incluindo o que não recomendo, explicando caso a caso. Recomendo a leitura do post Casa e Quarto Montessoriano e Organizadores de guarda-roupa e brinquedos, com idéias que ajudam na decoração do quarto e no desenvolvimento do bebê.

BERÇO

Com espaço entre as grades de até 6cm. Tamanho padrão de 130x60cm e americano de 130x70cm. Há berços com telas no lugar de grades (vantagem estética e dispensa protetor de berço sem risco da perna do bebê ficar presa na grade / desvantagem de acumular poeira e exigir limpeza periódica, além de poder danificar e ficar com furos e manchas e dificultar na hora de prender brinquedos).

MOISÉS

Tipo de cesto em tecido, material sintético ou madeira que serve como berço portátil. Experimentei a Cadeira de Balanço 3 em 1 da Rocker-Napper que tem a função de moisés. Ela serviu de berço por uns 3 meses. Depois se transformou em cadeira de balanço. Ela vibra, fica fixa ou balança e reclina (bom para o bebê com refluxo). Esse modelo e o Berço Side by Side da Safety First podem ser encontrados em lojas de departamentos, como Americanas, Submarino e Shoptime. Há também modelos de madeira que acoplam na cama do casal e facilitam muito a rotina dos primeiros meses – veja opções econômicas no Mercado Livre.

CÔMODA

Não é essencial, mas as gavetas facilitam a arrumação (todas as roupinhas do bebê cabem facilmente em uma cômoda).

ARMÁRIO

serve pra não só pra roupas, mas também pra milhares de fraldas descartáveis, brinquedos e utensílios de bebê que você vai precisar.

TROCADOR

Graças a sua altura elevada, facilita muito a troca de fraldas e roupas, podendo ser acoplado ao berço ou na cômoda.  Evitar deixar encostado em uma janela, sobretudo se ela não tem rede de proteção.

ABAJUR

Com luz fraca, ajuda muito na madrugada, pra ver o rostinho do bebê. Pode ser em tons de azul ou lilás, por exemplo. Luminárias noturnas para tomada de LED são boas e dispensam abajur.

POLTRONA PARA AMAMENTAÇÃO

Facilita muito a amamentação, conferindo maior mobilidade (algumas balançam e giram) e permitindo o apoio dos braços e e eventualmente dos pés, afinal serão muitas horas na mesma posição.

1-2 COBERTORES E/OU EDREDONS

Opcionais porque em dias mais frios é melhor e mais seguro o bebê dormir com roupa quentinha e manta – veja como fazer um charutinho para o bebê no post sobre o choro.

1-2 COLCHAS

Dispensáveis, exceto para cobrir o colchão.

TRAVESSEIRO

Dispensável – bebês não precisam de travesseiro, mas se for usar compre um bem fininho, de preferência anti-sufocante, que tem a superfície irregular.

1-2 DÚZIAS DE FRALDAS DE PANO

Na prática qualquer fralda serve, mas no mercado há pelo menos dois tipos – fraldas de boca (pequenas e usadas para limpar a baba) e de ombro (maiores e usadas, por exemplo, para apoiar o bebê na hora dele arrotar, protegendo das golfadas).

3-5 JOGOS DE LENÇOL DE BERÇO

Lençol sem elástico (dispensáveis) + lençol com elástico + fronha (caso use travesseiro).

2-4 FRONHAS AVULSAS

Caso use travesseiro.

4-6 CUEIROS

Mais grosso que uma fralda e mais fina que uma manta, de malha ou flanela, é aquele pano maior comia e uma utilidades (enrolar o bebê, usar de fralda de ombro, cobrir o rosto do bebê na rua quando dormir no colo ou for mamar, forrar o sofá, etc).

KIT BERÇO

Mais estéticos que realmente necessários. Deve ser evitado deixar objetos soltos dentro do berço (como almofadas e pelúcias) pelo risco de sufocamento. Se forem ser utilizadas, as almofadas de proteção do kit devem estar bem presas nas grades. Atualmente há a opção da rede, que pode ser retirada para lavagem e evita que o bebê prenda as mãos e pés nas grades sem o risco de sufocamento.

Comprar em: Mercado Livre e Tricae

Deixe o seu comentário!