Fraldas: tipos, troca, prevenção de assaduras

bebes

A primeira evacuação do recém-nascido é de cor escura – o mecônio. Assim que a amamentação inicia, as fezes vão mudando de coloração até ficarem amareladas ou castanho-esverdeadas por volta do quarto ou quinto dia. Elas costumam ser líquidas a pastosas, podendo variar, e a freqüência varia de 5 a 8 vezes por dia, mais ou menos.

Nos primeiros dias de vida a urina do bebê pode conter cristais de urato, que deixam a urina rósea na fralda. Aos poucos ela assume a coloração normal, de cor clara quando o bebê mama bem e está bem hidratado.

As fezes e a urina irritam a pele sensível do bebê, podendo causar dermatite quando acumulada por muito tempo. A troca de fraldas deve ocorrer sempre que houver acumulado urina e sempre que houver presença de fezes. Deve ser aplicado um bom produto para prevenir assadura.

Pomadas preventivas para assaduras

Os cremes de barreira visam reduzir o contato da pele do bebê com substâncias irritantes, principalmente as fezes e urina. Suas fórmulas são geralmente emulsões de água em óleo, deixando, com isso, a pele oleosa.

Quando são enriquecidas com óxido de zinco, as pomadas para assaduras deixam a pele bem branquinha, diferente daquelas que desaparecem após aplicadas. Isso porque apesar de menos cheirosas elas deixam uma grossa camada que faz um melhor bloqueio mecânico ao contato da pele com as fezes e urina.

Dermatologistas costumam recomendar o Cetrilan, da Theraskin ou o creme da Mustela. Quando a assadura está em estágio inicial às vezes basta aplicar um deles em boa quantidade várias vezes no dia pra resolver.

O uso de talcos é desaconselhável porque há o risco de inalação do pó pelo bebê, além do maior risco de infecção fúngica.pomadas

 

Lenços umedecidos

Os lenços umedecidos são feitos de uma parte de “tecido” e outra de solução de limpeza que molha o “tecido”.

A parte de “tecido” na verdade é uma tecnologia chamada de não-tecido porque é feita de uma forma diferente do tecido tradicional. Os lenços umedecidos mais finos têm as fibras aglutinadas com agentes químicos adesivos, enquanto os mais grossos têm as fibras entrelaçadas, por exemplo, por jatos de água. Esses últimos, mais grossos, têm vantagem de não terem agentes químicos na sua composição.

Existem no mercado atualmente produtos com essa fibra grossa, entrelaçada, umedecida em substratos que prometem ser quase tão suaves quanto água.

No dia-a-dia, o ideal é limpar a pele do bebê com algodão e água morna ou lavar na banheira ou pia. Lenços podem ser reservados para usar apenas quando na rua. Isso porque qualquer um deles pode deixar a pele mais irritada e aumentar o risco de assadura.

Algumas marcas de lenços umedecidos possuem um conservante chamado metilisotiazolinona que tem sido apontado como um dos causadores das dermatites da região de fralda do bebê. Há duas marcas com mais baixo índice alergênico e por isso seriam mais indicadas segundo os dermatologistas: Pampers sensitive e os lenços da Mustela.
lencos

Há também um fluido da Mustela (PhysiObébé) que serve para limpeza da face e do corpo e bubum, substituindo inclusive o banho. Às vezes passamos o dia na rua e ele pode ser usado para substituir um segundo banho, deixando a pele bem hidratada e limpinha.
Physiobébé

Fraldas

Fralda de pano ou descartável ? A de pano é ecologicamente correta – afinal são, 400, 600 anos para um afalada descartável ser decomposta no ambiente. A desvantagem do pano – além da óbvia falta de praticidade – é que ele aumenta o contato da urina e fezes com a pele podendo aumentar com isso o risco de irritações e candidíase. Em contrapartida a fralda descartável pode gerar também dermatite de contato, como uma alergia ao tecido sintético do qual é feita. Há uma terceira opção, mais cara e ecologicamente correta: coloque no Google fraldas biodegradáveis e aparecerão opções para compra online e até para organizar um chá de fraldas com esse tipo de fralda. A idéia é bem bacana. Nunca experimentei esse tipo de fralda, mas já vi relatos de que elas vazam com facilidade. De qualquer forma, acho um investimento super justo.

Para fraldas biodegradáveis, veja uma opção no site Wiona.

Pra quem gostar das de pano, veja que graça as disponíveis em Fraldas di Pano.

Quem for usar as descartáveis, como eu, pode ver o teste das fraldas feito pelo PROTESTE, avaliando algumas marcas. As preferidas da maioria das mães são: Pampers Premium Care, Parents Choice e MamyPoko.

Em dias quentes, usava muito o tapa-fraldas, como na foto abaixo.

Comprar em: Elo7

VÍDEO: COMO TROCAR AS FRALDAS

Veja no site da Revista Crescer

COTO UMBILICAL

Ele deve ser limpo após o banho e a cada troca de fraldas se ele fica úmido pelo contato com a urina. Usar gaze ou cotonete com álcool 70 %, limpar a base com movimentos circulares e depois o restante. Deixar sempre seco, de preferência sem abafar com a fralda ou a roupa. A queda ocorre normalmente entre o quarto e o vigésimo dia, sem necessidade de qualquer intervenção

CALCULADORA PARA CHÁ DE FRALDAS

Encontrei algumas calculadoras que se baseiam em uma média de fraldas usadas pelos bebês. Mas a verdade é que não gostei de nenhuma. A tarefa é difícil porque não há como prever o peso que do bebê que vai nascer, nem a quantidade de fraldas dada pelo convidado do chá. E as faixas de peso das fraldas também variam de acordo com as marcas.

Para facilitar, vou considerar as faixas de peso da Huggies e a quantidade de 20 unidades para fraldas RN e 30 para o restante. Fica assim:

  • 0-1 mês = Fralda RN (2-4,5Kg): gastam em média 8/dia (usa-se pouco, em geral com um mês de vida o bebê cabe na fralda P) = 240 fraldas ou 12 pacotes
  • 2-3 meses = Fralda P (4-8Kg): 8/dia = 480 fraldas ou 16 pacotes
  • 4-8 meses = Fralda M (5-9Kg): 6/dia = 960 fraldas ou 32 pacotes
  • 9-18 meses = Falda G (9-12Kg): 5/dia = 1500 fraldas ou 50 pacotes
  • 18-24 meses = Fralda XG (mais de 12Kg): 5/dia = 1050 fraldas ou 35 pacotes

Pra facilitar, pode-se pedir no chá somente fraldas M e G para os convidados. E, de repente, pedir P para os familiares próximos…

Deixe o seu comentário!