Encantadora de Bebês

bebes

Li o livro rosa da Encantadora de bebês durante a minha primeira gestação. Achei mágico. Depois que meu filho nasceu, fiquei muito ansiosa tentando seguir o método, que não é fácil. A encantadora recomenda que orientemos nosso bebê a seguir uma rotina, o que me serviu bem, principalmente depois de alguns meses tentando. É o EASY : E=Eat, A=Activity, S=Sleep, Y=You. O problema da técnica, pra mim, é a inflexibilidade. Mas num balanço geral, mais me ajudou do que atrapalhou. Teria tentado tudo de novo se pudesse voltar no tempo. Aprendi a importância da rotina, que existe até hoje aqui em casa.

E=Eat : a rotina começa com a amamentação, logo que o bebê acorda. O ideal é dar de mamar assim que o bebê acordar. Amamentar perto da hora de dormir gera uma associação que leva à dependência da mamada pra adormecer. Confesso que apesar de muito difícil no início, num longo prazo isso foi muito bom pra mim. Felipe e Livia não tiveram o hábito de pedir o peito pra conseguir pegar no sono.

A=Activity :depois de mamar, o bebê deve se distrair, pode ser com um passeio, um banho, uma troca de fraldas. Muito difícil. Meus bebês dormiam de exaustão ao final de cada mamada no início. E eu neurótica, queria seguir o EASY de qualquer jeito… Complicado, mas com o tempo melhorou.

S=Sleep : hora de dormir. É recomendado um ritual do sono, o que acho fantástico.

Y=You : quando o bebê dormir, aproveite o tempo fazendo alguma coisa pra você.
A excessão é à noite. Após a hora de dormir (20h, por exemplo), é recomendado amamentar, colocar para arrotar e devolver ao berço silenciosamente.

Existem outros detalhes da técnica, mas acho que alguns deles serviram muito mais pra me deixar ansiosa do que pra ajudar. De qualquer forma recomendo a leitura porque acho que nos mantendo informadas é que melhoramos nossas atitudes maternas.

Existem grupos no facebook que tiram dúvidas e ajudam a colocar a técnica em prática :
Grupo ‘Encantadora de Bebês’ do facebook
Grupo ‘A Encantadora de Bebês’ do facebook

Encantadora de bebês
Comprar em: Estante Virtual

 

Deixe o seu comentário!