Sonecas e sono noturno

bebes

Recém-nascidos dormem em geral de 16 a 20 horas por dia. Eles normalmente não nascem seguindo uma rotina, não sabem diferenciar o dia da noite. Com o passar do tempo, eles aos poucos vão se adaptando à rotina da casa e começam a mamar e tirar sonecas em intervalos de 3 horas (mais ou menos aos 3 meses) e 4 horas (mais ou menos aos 4 meses).

Quanto à posição no berço, o consenso atual apenas reprova a posição de bruços, que aumenta o risco de morte súbita. A posição mais recomendada pelos pediatras é a de barriga para cima. Mas não é proibido colocar de lado, tendo apenas o cuidado de não prender o bracinho do bebê.

Não sou defensora de técnicas como a Nana Nenê, que recomenda deixar o bebê chorando um tempo pra acostumar a voltar a dormir sozinho. É lógico que ele quer colinho de mãe! Li um livro da Encantadora de Bebês. Gostei bastante no início. Até tentar colocar em prática. Engessa um pouco e achei dificílimo de seguir.

Mas o método da Encantadora me pareceu muito certo em vários aspectos. Pelo menos ambas concordamos em não deixar o bebê chorando muito tempo. Ela recomenda um ritual do sono, o que vários especialistas em sono infantil também recomendam.

Fui muuuuuuuito persistente. Todos os dias no mesmo horário, lá pelas 19h, diminuía as luzes da casa, desligava a TV e colocava músicas calmas, normalmente de ninar, para tocar, criando um ambiente mais tranquilo. Meia hora depois dava um banho morninho. Dizem que o banho faz a temperatura corporal subir meio grau. E quando ela cai, isso induz a produção de melatonina, o hormônio do sono. Quando terminava tudo, já era quase 20h e começava, então a ninar. No início tentei a técnica da Encantadora, deixando meu filho no berço, fazendo silêncio ou “sh-sh-sh” e batendo levemente nas costinhas.

Mas meu filho odiava ficar deitado, começava a chorar. Nem com cabeceira elevada ele ficava. E se eu colocasse de novo ele acordava e chorava quantas vezes fosse. Passei de vinte, trinta vezes seguidas tirando e colocando no berço. Tentava por duas horas a fio e nada. Dias e dias seguidos… Foram no mínimo uns dois meses seguindo a risca. Fiz tabela no computador e anotei tudo em uma agenda diária. Foram muitas e muitas horas de tentativas diárias até eu surtar pra valer.

No fim das contas, resolvi relaxar e recorrer às músicas de ninar, ao colo ou à rede da minha varanda, minha salvadora muitas das vezes. Era isso ou minha sanidade. Conforme ele foi crescendo se tornou muito mais fácil fazê-lo dormir na cama, contando histórias e cantando músicas de ninar. O colo foi minha muleta até ele aprender a se concentrar nas histórias.

Minha segunda filha deu bem menos trabalho quando bebê nesse aspecto. Não era nem um pouco dependente de colo e eu estava outra pessoa como mãe de segunda viagem, o que ajudou no processo. Mas ela demorou muito mais que o mais velho a dormir a noite toda.

Conheço histórias de pessoas que se adaptaram bem técnicas como do Nana Nenê e Encantadora de Bebês. Mas a impressão que tenho é que ou o bebê é tranquilo ou não é e, esforços a parte, o que resolve mesmo é o tempo. Meu filho tem rotina do sono e dorme sozinho num boa hoje em dia – mas me arrependo do tempo que perdi me estressando ao invés de curtir o momento dele bebezinho.

Dicas e curiosidades

Bebês acordam várias vezes no meio da noite naturalmente. Evite falar com ele nessas horas. Não acenda a luz. Troque as fraldas calmamente, sem movimentos muito bruscos. Ele vai entender aos poucos que à noite é hora de dormir.

Às vezes o bebê acorda assustado e chorando – evite conversar com ele nessas horas. Tente primeiro dar tapinhas no bumbum e quando for dar colo, prefira o silêncio ou falar “sh-sh-sh”.

Quando o bebê ainda está no útero, o movimento de andar da mãe o embala para dormir. Por isso o bebê adora ser balançado e embalado. Envolvê-lo o fará sentir “em casa”. No post do choro há uma explicação de como fazer um charutinho e técnicas para embalar e acalmar o bebê. Existe também o Swaddle, feito de tecido com velcro. Ele facilita na hora de fazer o pacotinho…

Charutinho
swaddleme-original-cueiro-ou-charutinho-para-beb-937801-mlb20409176648_092015-f
Comprar em: MercadoLivre

Técnicas

O embalar frequente faz o bebê se acostumar e ficar dependente desse movimento pra dormir. Ele passa a apresentar resistência pra dormir sozinho no berço.

Muitos bebês gostam também de música. Abaixo deixo uma lista de CDs de músicas de ninar que adoro.

Para um adulto manter a mente sã no dia seguinte precisa dormir no mínimo dois ciclos inteiros de 1:30-2:00 à noite. Na mãe que está amamentando seu bebê, os hormônios reorganizam seus padrões de sono para combinar com os do bebê. Esses hormônios ajudam a evitar a privação de sono.

Bebês alimentados com leite de fórmula dormem mais, pois o leite tende a ficar mais tempo no estômago. Mas de modo geral, os padrões de sono dos bebês são semelhantes aos dos alimentados no peito.

Choramingar um pouquinho quando o bebê acorda é normal. É possível que ele se acalme sozinho. Por isso é bom esperar uns minutinhos antes de ir socorrê-lo.

Amamentar no meio da noite não é um bom hábito para os bebês a partir do segundo ou terceiro mês de vida, que quase sempre já conseguem dormir sem mamar no período entre 0h e 6h.

Quase todos os bebês saudáveis de seis meses tem capacidade dormir a noite toda – o que não significa que façam isso na prática.

Se amamentar antes de dormir começar a fazer parte da rotina do sono, a criança precisará sempre mamar pra voltar a dormir, até mesmo quando acordar no meio da noite. E requer escovação das gengivas e dentes após para evitar a “cárie da mamadeira”.

Pra retirar a mamada noturna já instalada, ajuda oferecer uma Naninha, chupeta e copo de água. É necessária muita persistência.

Os padrões de sono do bebê

Quantas horas os bebês precisam dormir?

Idade Número aproximado de horas de sono :
Recém-nascido 16 a 20 horas por dia
3 semanas 16 a 18 horas por dia
6 semanas 15 a 16 horas por dia
4 meses 9 a 12 horas mais duas sonecas (2 a 3 horas cada)
6 meses 11 horas mais duas sonecas (2 a 3 horas cada)
9 meses 11 a 12 horas mais duas sonecas (1 a 2 horas cada)
1 ano 10 a 11 horas mais duas sonecas (1 a 2 horas cada)
18 meses 13 horas mais uma ou duas sonecas (1 a 2 horas cada)
2 anos 11 a 12 horas mais uma soneca (2 horas)
3 anos 10 a 11 horas mais uma soneca (2 horas)

Posição correta para o bebê dormir

A recomendação da SBP, que apoia campanha da Pastoral da Criança abaixo, é colocar o bebê para dormir de bruços. Essa é a posição associada a menor risco de morte súbita do bebê – ela reduz até 70% o risco de morte.

Existe uma crença de que o bebê pode se engasgar com um golfada ou vômito nessa posição. Mas se o bebê está de barriga para cima e vomita, a tendência é ele tossir, chamando a atenção de quem estiver por perto. O reflexo de tosse fica prejudicado nas outras posições.

Músicas de ninar

Link para download das músicas: Minha Teca 

Disney Lullaby CD
Disney’s Lullaby Album,
tem também a versão em português
CD canções de ninar MPBaby
MPBaby : Canções de Ninar, Moda de Viola e toda a coleção
CD canções de ninar Palavra Cantada
Canções de ninar, do Palavra Cantada
CD canções de ninar Rockaby Baby
Coleção Rockabye Baby

 

Deixe o seu comentário!