Chupeta: introdução e retirada

bebes

Quando eu via meu filho mais velho chorando por muito tempo procurava logo saber o que estava incomodando. E ele chorava bastante. Às vezes não descobria, ou achava que era dor e nada resolvia… então levava instintivamente ao peito.

Sugar acalmava. Mas não era fome, eu sabia que não era hora de mamar. O choro parava porque ele se acalmava. Mamava uns segundos e ficava tudo bem. E meu peito estava virando chupeta! Mas ele não tinha um mecanismo inato para se acalmar. Até descobrir o dedo… Quase ao mesmo tempo ele começou a chupar o dedinho com freqüência… Tinha lido que chupar o dedo é pior que chupeta porque é mais difícil pra perder o hábito. Chupeta pode ser dada pro Papai Noel, mas e o dedinho? Assim me rendi à chupeta de vez… E não consigo imaginar como seria sem ela!

Cheguei a ter que forçar a barra no início pro meu filho pegar a chupeta. Ficava segurando pra ele um tempão. Dava vontade de colar um esparadrapo, porque ele deixava cair o tempo todo. Com o tempo e muita insistência, depois de tentar todas as marcas de chupeta, ele pegou a Chicco Physio Soft, que tinha um bico menor. Depois passou a usar outras marcas. Passei a gostar muito da Avent porque já vinha com um protetor de bico.

Chupeta Physio soft
Chupeta Physio soft – Comprar em: Americanas
Chupeta Avent
Chupeta bico redondo – Comprar em: Americanas

Chegou Livia e pensei: vou dar só se precisar, cada bebê é um. Muito pequena, prematura, todas as chupetas pareceriam enormes pra ela. Até que ela foi internada na UTI neonatal da Maternidade Perinatal com 20 dias de vida por um quadro de apnéia que nunca teve a causa muito esclarecida. Um belo dia cheguei na UTI e a vi chupando o biquinho de uma luva que fizeram especialmente pra ela. Autorizei o uso da chupeta porque ela tinha passado horas chorando e aquilo a confortava.

No início ela pegou melhor um bico arredondado, tipo bolinha, que não é ortodôntico mas adaptava muito melhor na sua boquinha de prematura. A fonoaudilóloga e as técnicas de enfermagem foram unânimes em recomendar essa chupeta porque ela facilita muito a adaptação, seu tamanho é bem menor… Depois que ela cresceu troquei pra um bico ortodôntico. Mas a fonoaudióloga foi bem clara: bico ortodôntico é jogada de marketing, não tem benefício realmente comprovado.

bico-redondo
Chupeta bico redondo – Comprar em: Americanas

Uma chupeta que ficou famosa é a Soothie da Avent. Com bico pequeno e semelhante ao bico materno, promete acalmar os recém-nascidos. Uma marca similar é a GumDrop da The First Years.

soothie
Chupeta Soothie – Comprar em: MercadoLivre

Recente revisão de dois estudos publicada na Cochrane mostra que a chupeta não parece aumentar o risco de desmame precoce. Não percebi nenhuma alteração com meus filhos, que mamaram até um ano de vida. Mas o assunto é polêmico.

Meus dois filhos usaram chupeta até os dois anos. Consegui retirá-la aos poucos, dizendo que iam dá-la ao Papai Noel. Inclusive Papai Noel foi buscar a do Felipe em junho… Que não chorou mais de um dia por tê-la entregue ao boneco do Papai Noel, que levou para bebezinhos que estavam precisando. Já Livia, que entregou ao próprio Papai Noel no shopping, chorou um mês inteirinho, sentindo muita falta. Mas uma vez retirada, me livrei de todas e nunca mais ofereci de novo. Foi difícil, mas passou, sem traumas.

Sobre a introdução

Espere a questão da “pega” da amamentação estar bem resolvida e seu bebê estar mamando bem para introduzir. Tente aos poucos. Teste bicos diferentes. Eu insisti bastante até Felipe conseguir se adaptar. Ela caía e eu recolocava, várias vezes. Alguns bebês simplesmente não gostam. Mas se você achar que realmente vale a pena tentar, insista porque pode demorar a adaptação.

Sobre o uso

Esterilize diariamente, fervendo em água filtrada ou em um esterilizador. Se cair no chão, lave com água corrente e seque. Prefira as de silicone, ortodônticas e troque periodicamente. Use o mínimo de tempo necessário, apenas no momento do desconforto.

Sobre a retirada

Pediatras costumam achar aceitável o uso da chupeta até os dois ou três anos. Depois disso, todos são unânimes em só descrever malefícios físicos e emocionais.

Abaixo cinco dicas da revista Crescer para ajudar a retirar a chupeta do seu filho:

  • TENTE AOS POUCOS: Reduza o tempo que ele fica com o acessório, espaçando os intervalos. É uma forma de ele começar a se desacostumar.
  • FORA PRENDEDOR: Se costuma usar a chupeta presa na roupa, tire o prendedor já! O uso excessivo provoca danos na musculatura oral, que não é fortalecida de forma adequada. A arcada dentária também pode ficar deformada. 
  • FAÇA UMA TROCA: No caso de bebês, substitua a chupeta por algo de que ele goste ou pelo qual se interesse e que possa ser colocado na boca.
  • GOSTO RUIM: Deixe a chupeta estragar. Segundo os médicos, a criança vai perdendo o interesse porque o “gosto bom” acaba.
  • MARQUE O DIA: Combine um dia oficial para tirar a chupeta de vez. E não volte atrás. Senão ele vai entender que, sempre que quiser, você vai devolvê-la.

Utensílios

fisher-price-porta-chupetas-vermelho-fisher-price-0213-15474-1
Porta Chupetas – Comprar em: Americanas

Porta-chupetas: há vários bem estilosos. Os melhores são os de zíper, como esse da Fischer-Price, que não abre com facilidade. Há chupetas que já vem com protetores e eram essas que eu comprava, então o porta-chupetas teve pouco uso. Só compraria depois de saber se o bebê vai se adaptar à chupeta.

Prendedor de chupetas: evita que ela caia no chão – há alguns bonitinhos da marca MAM com velcro na ponta que têm o plástico removível e se encaixam em qualquer marca de chupeta. Só compraria depois de saber se o bebê vai se adaptar à chupeta.

prendedor-chupeta-mam-boys-5946-super3

122485077g1
Prendedor de Chupetas – Comprar em: Americanas

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.