Leite materno: como conservar, armazenar e congelar

bebes

Após extrair o leite materno, será necessário armazená-lo da forma correta para evitar que ele estrague.

Como conservar o leite materno

O leite materno pode ficar em temperatura ambiente por até duas horas. Após esse tempo, há risco de contaminação.

O tempo de duas horas também vale durante a mamada. Se o bebê começou a tomar o leite materno na mamadeira às 8h, mas não tomou tudo, esse leite ainda pode ser usado até as 10h.

Na geladeira, o leite materno pode ser guardado por no máximo 12 horas. Para mais tempo do que isso, o melhor é congelar o leite. Use a prateleira de cima, que é mais fria, nunca na porta.

Como congelar

O processo de congelamento do leite materno destrói alguns dos anticorpos presentes nele, por isso procure só congelar mamadeiras que realmente não serão consumidas logo. Pode-se guardar o leite no congelador por até 15 dias, desde que a temperatura esteja abaixo de 10 graus negativos. Desta forma, prefira o freezer ao congelador (o primeiro atinge uma temperatura em geral de -20 graus e o segundo -6 graus).

Evite encher o recipiente até a boca porque o volume aumenta após congelado.
Anote em uma etiqueta a data do congelamento. É possível ir acrescentando novo leite ordenhado sobre o congelado no mesmo recipiente até ele encher, desde que mantenha a data de validade do leite da primeira ordenha.

As bombas normalmente já vêm com alguns recipientes para o congelamento ou armazenamento do leite. Há também produtos como os das fotos abaixo no mercado. Mas você pode também armazená-lo em mamadeiras comuns esterilizadas, desde que elas tenham uma tampa que vedem bem. Ou então em qualquer recipiente de vidro com tampa de plástico, também esterilizado. Exemplo: vidros de café ou maionese.

potes avent
Potes Avent – Comprar em: Americanas ou Walmart

sacos lansinoh
Sacos de Armazenamento de Leite – Comprar em: Americanas

Como esterilizar o pote

Fervendo-o por 15 minutos, ou usando esterilizadores de micro-ondas pelo tempo determinado na embalagem do esterilizador. Vide esterilização de mamadeiras.

O recipiente deve secar naturalmente, de boca para baixo em cima de uma toalha, ou então dentro de um pote maior, fechado. Só depois que o recipiente tiver esfriado é que se pode colocar o leite materno dentro dele.

Como descongelar

O melhor jeito de descongelar o leite é colocando o recipiente dentro de um pote maior com água morna. Um bom guia é usar a mesma temperatura de água que você usaria para o banho do bebê.

O micro-ondas não é aconselhável porque existe a possibilidade de algumas propriedades do leite se perderem no processo de aquecimento.

O leite materno nunca pode ser fervido nem esquentado diretamente. Também não se deve descongelá-lo em banho-maria com água fervente, pelo mesmo motivo: os benefícios do leite podem se perder pelo aquecimento excessivo.

Não recongele o leite materno depois que ele tiver sido desgelado. E jogue fora todo leite que sobrar na mamadeira e não tiver sido tomado pelo bebê.

Deixe o seu comentário!