Extraindo leite materno

bebes

Quando extrair o leite materno

  • Pra ajudar o bebê a fazer a pega correta, se as mamas estiverem ingurgitadas
  • Quando o bebê é pequeno ou prematuro e ainda não tem a capacidade de sugar o seio materno
  • Se a mãe precisa se ausentar por algumas horas
  • Para aumentar a produção de leite

Há duas formas de extrair leite para oferecer ao bebê na mamadeira ou copinho. Manualmente ou com bomba.

Manualmente

Lave bem as mãos antes de começar.

Posicione seu polegar mais ou menos 4 centímetros acima do mamilo, e os outros dedos abaixo, a fim de formar um “C” em volta da auréola.

Aproxime então o polegar do indicador, pressionando a mama e ao mesmo tempo forçando a mão toda na direção do seu próprio corpo (“afundando a mão no peito”). Diminua a pressão e repita o processo, em movimentos rítmicos. Se o polegar e o indicador estiverem perto demais do mamilo, você vai sentir dor e não conseguirá retirar o leite.

Use um recipiente de boca larga, já esterilizado, para coletar o leite materno. Potes de vidro com tampa plástica são as melhores opções.

Vantagens: É barata, simples.

Desvantagens: Demora mais para tirar o leite. Algumas mulheres não conseguem pegar o jeito.

Com bomba

As bombas elétricas e manuais tendem a ser rápidas e eficientes.

Nas bombas elétricas, você colocará junto ao seio uma peça de sucção, ligará a máquina e a deixará fazer o trabalho de extrair o leite e transferi-lo para um recipiente conectado. As boas bombas tentam imitar o movimento de sucção dos bebês, estimulando a “descida” do leite sem causar dor.

Vantagens: Rápidas, não cansam as mãos.

Desvantagens: Preço. A rapidez para tirar o leite é comparável à das bombas manuais. A elétrica exige a presença de uma tomada, e a movida a pilha exige trocas frequentes. A sucção não é controlada pela mãe, embora haja alguns modelos com diferentes níveis.

As bombas manuais também se utilizam de uma peça de sucção, mas é você quem tira o leite ao apertar um mecanismo ou uma manivela, em vez de contar com a pressão feita através de um equipamento elétrico.

Vantagens: Mais baratas. Você é quem controla a força da sucção, machucando menos. Não exige tomada ou pilha. É silenciosa (para quem tem coordenação motora suficiente, dá para tirar o leite de um peito enquanto o bebê mama no outro – sai mais leite dessa forma do que entre as mamadas).

Desvantagens: Não vejo nenhuma.


bomba elétrica
Bomba elétrica – Comprar em: Americanas

bomba manual
Bomba manual – Comprar em: Americanas

 

Dicas

Pense em alguma outra coisa – de preferência no seu bebê, mas dependendo do caso dá pra fazer até assistindo TV.

Tanto na ordenha manual como na com bomba, os primeiros movimentos servem para estimular a produção de leite, portanto é normal que não saia nada nos primeiros minutos. Não desista! Quando você menos esperar, vai ver o leite esguichando.

Nas primeiras vezes, quando ainda estiver pegando a prática, tirar 10 – 20 ml já pode ser considerado um sucesso.

Até o bebê ter 1 mês, 90 ml já devem ser suficientes para uma mamada. A partir dos 2 meses, a quantidade por mamada aumenta para entre 120 ml e 180 ml. Mas você não precisa tirar tudo de uma vez. Pode juntar o resultado de mais de uma ordenha para completar a mamada.