Desfralde

criancas

Enquanto no meu primeiro filho fiquei praticamente marcando X em um checklist pra saber se ele estava pronto para o desfralde, na segunda tudo simplesmente fluiu naturalmente. Acho que sobrava pouco tempo pra que eu me preocupasse com o tal checklist, ou então a maior parte dele já tinha sido internalizada. Pensando retrospectivamente, o que tiro de aprendizado desse período é que relaxar e não ter pressa é fundamental… Sem pressão, sem traumas.

Antes de desfraldar

Depois de um ano de idade mais ou menos, quando minha filha ficava com alguma assadura, era comum eu vestir nela a calcinha e ficar levando ao vaso sanitário uns 20 min depois de ingerir líquidos. Abria a torneira e era ‘batata’: o xixi saía e era só eu lavar com a ducha, secar e recolocar a calcinha. Levou muito tempo pra ela desfraldar, mas o sentar no vaso se tornou algo natural pra ela. Isso me facilitou muito depois, porque não precisamos usar penico.

Li que iniciar o processo antes da hora pode gerar frustração e desestimular a criança. Mas acredito que isso só vai acontecer se transmitirmos ansiedade, frustração, se gerarmos pressão. Há mães que são adeptas da Higiene Natural – vejam aqui – e os bebês nunca usam fraldas. Ficam sendo levados a um penico ou um balde pra fazer xixi depois das mamadas. Esses bebês desenvolvem o controle do esfíncter e passam a usar o vaso sanitário super cedo. Não foram pressionados, usar o banheiro era algo natural.

Existem duas formas de fazer o desfralde. Antes de iniciar o processo, decida se vai fazer o desfralde aos poucos ou de uma vez. Fiz aos poucos aqui em casa porque achei menos estressante – mas também demora bem mais. Eu retirava a fralda em casa e recolocava pra sair. Levava ao banheiro várias vezes, principalmente alguns minutos (20-30 min) após ter ingerido líquido. Abria a torneira e esperava um pouco. As vezes saía xixi, outras não. Quando saía era aquela festa….

Às vezes o processo se enrola com uma viagem ou uma doença, por exemplo. Voltei a fralda algumas vezes porque não aguentei tanto escape. E tentei algumas outras vezes até perceber que o momento tinha chegado.

Retirar de uma vez a fralda vai gerar muito mais escapes mas o processo é bem mais rápido – bem mesmo. Obter ajuda na escola ajuda muito. Algumas sugerem desfraldar a turminha toda de uma vez – o que ajuda mas também pressiona aquele que não está pronto.

Fraldas Pull Up que avisam quando a criança fez xixi podem ajudar. Eu particularmente testei e não gostei – o momento de usar cueca/calcinha era especial pros pequenos e ajudou a estimular o desfralde.

Saía pra comprar cuecas e calcinhas nos temas preferidos do seu filho e deixe ele participar da escolha.

Adquira protetores de colchão se necessário (os de berço/minicama já costumam ser impermeáveis). É comum a gente se esquecer das fraldas nas sonecas diurnas. Proteja seu sofá – eu usava um protetor de colchão sob uma colcha. Tanto na cama quanto no sofá, algumas pessoas usam tapetes para cães, vendidos em petshops, sob o lençol/colcha.

Escolha um penico ou um adaptador de vaso sanitário que tenha alças pra criança se segurar e um banco ou escada pra apoiar os pés – eles conferem maior sensação de segurança e ajudam muitíssimo. Se seu filho tiver medo do vaso você provavelmente vai precisar do penico.

Se for usar penico deixe que seu filho brinque colocando um boneco pra fazer xixi.

Comprar em: Americanas
Troninho Toily Tinoc, funciona como penico e adaptador com escada

Comprar em: Americanas
Assento Redutor Dican com escada

Comprar em: Americanas
Troninho com escada Love

Comprar em: Americanas
Troninho Love 2 em 1, serve como penico e adaptador para vaso. Várias cores disponíveis.

protetor de colchão
Comprar em: AlergoShop
Protetores de PVC anti-ácaro da Alergoshop – de material plástico, muito prático para limpeza, basta um pano e álcool. Textura agradável, não é incômodo para dormir.

Livros que ajudam – sugestões

Comprar em: Saraiva
Esse que usei, achei uma graça, o ratinho mostra pros amigos que já faz as necessidades no penico.

Comprar em: Saraiva
Outros livros existentes


Quando desfraldar

Quando a criança estiver pronta (em geral entre 18-30 meses). Evite o inverno – a criança faz muito xixi nessa época e vai haver mais escapes. Veja o checklist que ajuda a identificar o momento certo (certamente não precisa de todos os itens pra iniciar o processo – use seu feeling):

 

Como desfraldar

Ensine as etapas do processo : tirar a roupa, se sentar, se limpar do jeito certo, dar descarga, lavar as mãos após. Estimule a autonomia. Deixe que seu filho veja os pais/irmãos fazerem xixi de vez em quando. Criança aprende por imitação.

Prefira colocar roupas fáceis de tirar e botar.

Leve ao penico/vaso várias vezes ao dia, sobretudo após ingerir líquidos e quando demonstrar que está apertado.

Elogie quando ela avisar que está com vontade. Não demonstre frustração e comemore muito quando ela acertar o xixi no vaso ou penico.

Tente tornar o momento divertido – é normal a criança ter medo de sentar no penico/vaso.

Algumas crianças também têm medo da descarga. Deixe que ela aperte o botão.

A fralda diurna sai primeiro. A noturna só depois, quando a criança estiver acordando com ela seca por uma semana seguida mais ou menos.

Meninos começam o processo, em geral, aprendendo a fazer xixi sentado, empurrando o próprio pênis pra baixo. Costuma se sentir mais seguros assim. Aproveite o banho pra fazê-lo treinar em pé a mirar o xixi no ralo.

OBS : Com 3 anos a criança já pode se limpar sozinha após o xixi. Treinar é importante. No caso das meninas pode ser difícil ensinar a limpar da frente pra trás no início – eu preferi ensinar primeiro a encostar de leve o papel higiênico algumas vezes sem mover pra frente nem pra trás. E com 6 anos a criança pode aprender a limpar também o cocô – o lenço umedecido pode ser a melhor opção pra aprender a limpar o bumbum sozinha.

 

Deixe o seu comentário!

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.