Massagem para o bebê – Shantala

bebes

Ganhei de presente esse livro. Amei a oportunidade de aprender um método de massagear meus bebês e deixá-los mais relaxados. Agradeço à oportunidade de criar um momento único de interação, muito profundo, cheio de amor.

Felipe ficava um pouco agitado no início, depois foi se acostumando com a massagem. Livia gostou desde o início. E os dois até hoje gostam de dar e receber massagem…

Na Índia, esta massagem é conhecida como “Massagem Ayurvédica para Bebês”. O nome “Shantala” quem deu foi o médico francês Frederick Leboyer, e assim se popularizou no Ocidente. Em uma de suas viagens à Índia, o ginecologista e obstetra Leboyer observou uma mulher chamada SHANTALA massageando seu filho, Gopal, no meio da rua de Calcutá. Encantado com a troca entre mãe e filho e com os benefícios da massagem, ele documentou o momento. Depois, difundiu a arte através do livro “Shantala” da Ed. Ground (Em inglês “Lovings Hands”), homenageando a mulher.

livro
Livro Shantala – Comprar em: Saraiva

 

Passo-a-passo:

A massagem pode ser feita uma vez ao dia e ser seguida de um bom banho relaxante. Eis os passos :

shantala
Fonte: Shantala Angela

A sequência no livro é exatamente como na figura acima. Encontrei um vídeo com uma sequência um pouco invertida (começando pela face), mas que está em português e serve bem pra demonstrar os movimentos – veja no Youtube.

“O que fizemos no nascimento temos que repetir todos os dias durante semanas e meses,visto que, por muito tempo, sempre que acorda,o bebê espanta-se com o fato de reencontrar o mundo do avesso: as sensações fortes “dentro” do ventre, do estômago, e “fora”, coisa alguma! É necessário estabelecer o equilíbrio. E alimentar o “de fora”com o mesmo cuidado que o “de dentro”. Para ajudar os bebês a atravessar o deserto dos primeiros meses de vida, a fim de que eles não sintam mais a angústia de estarem isolados, perdidos, é preciso falar com suas costas, é preciso falar com sua peleque tem tanta sede e fomequanto seu ventre.” Frédérick Leboyer (Trecho do livro Shantala)

Deixe o seu comentário!

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.