Picos de crescimento e saltos de desenvolvimento

bebes

Se você tem um bebê super tranquilo em casa e de repente ele entre numa fase em que fica muito manhoso, chorão, esfomeado e cheio de manias… ele pode estar passando por uma fase de pico de crescimento ou salto de desenvolvimento.

O bebê passa por vivências cíclicas com períodos em que aparenta estar com humor mais lábil, bem como fases em que se alimenta com maior ou menor voracidade. No entanto, os conceitos dessas fases não são muito claros e há questionamentos se realmente existem períodos pré-determinados em que elas ocorram. 

Vivenciei essas experiências de forma um pouco intuitiva. Conhecia os conceitos e pude perceber, por exemplo, a ocorrência dos picos de crescimento de forma muito clara, apesar de não conseguir definir exatamente um momento exato de início e fim. Você vai observar que as faixas descritas para ocorrência dos picos e saltos são muito próximas, definidas de forma muito subjetiva. Penso que às vezes simplesmente curtir, sem rótulos e sem expectativas, é o que há de mais bacana.

Picos de crescimento ou surto de crescimento

É o crescimento acelerado do bebê em um curto espaço de tempo, aumentando consequentemente a sua demanda por leite. Mais ou menos como na fase de “estirão” da adolescência, mas numa escala ainda maior. Acontece durante aquisições no seu desenvolvimento (rolar, sentar, engatinhar, falar) pela maior demanda energética. Ocorrem mais frequentemente quanto o bebê tem por volta de :

Picos de Crescimento
Ocorrem também após o primeiro ano de vida, até a adolescência.

Sintomas:
A fase pode passar sem sinais óbvios, mas em geral ocorrem os sintomas abaixo :

  • Bebês mais carentes, querendo colo e solicitando mais a mãe
  • Comportamento irritadiço
  • Aumento da freqüência das mamadas
  • Acordam com mais frequência das sonecas e sono noturno, às vezes pedindo para mamar
  • Pegam o peito e soltam logo, ficando mais irritados nos intervalos
  • Dormem mais (mais vezes ao dia e mais horas diárias)

O que fazer:
O bebê irá receber mais leite elo aumento na frequência das mamadas e estimulará a produção com a sucção. Assim sendo, não é necessário complementar com fórmulas ou leite ordenhado. Haverá aumento na sede da mãe – ande com uma garrafa de água porque o mais importante para produzir bastante leite é manter uma boa ingestão de água – veja em “O mito do leite fraco“. Pode haver aumento na demanda pelas patinhas também.

A rotina pode ficar um pouco caótica. Peça ajuda sempre que possível. Tente ler os sinais e entender seu bebê. Dizem que a melhor forma de passar por essa fase com alguma tranquilidade é relaxando e evitando se prender ao relógio : oferecer o peito, a papinha, quando solicitado, deixar dormir quando necessário, e tentar readaptar à rotina aos poucos conforme a fase for passando. A duração média é de 2 a 3 dias, mas às vezes pode demorar 1 semana ou mais.

Saltos de desenvolvimento

O ritmo de desenvolvimento infantil ocorre em períodos inconstantes com períodos de desaceleração e saltos de maior desenvolvimento – com aquisições de habilidades específicas para a faixa etária.

Quando um bebê desenvolve uma habilidade (sorrir, sentar, engatinhar, andar, falar, etc) é comum ele ficar excitado e um pouco obcecado com a conquista, querendo praticar o tempo todo. Essa agitação se reflete no seu comportamento. O bebê pode se sentir um pouco perdido até se adaptar à mudança e tender a solicitar mais aqueles que são seu apoio, sua segurança, sobretudo a mãe.

A duração é variável, de alguns dias a algumas semanas.

Saltos de Desenvolvimento

Sintomas:
Alterações no apetite e sono
Maior carência, pedem mais colo

O que fazer:
Ter paciência e tentar passar segurança ao bebê.

Planilha

Encontrei essa planilha  que mostra as datas aproximadas dos picos e saltos após colocarmos a data de nascimento. Cuidado apenas para não ficar muito presa a ela e rotular tudo de picos, surtos, saltos, etc. A gente costuma precisar dar um nome para o que está acontecendo e é natural que às vezes esqueçamos de observar mais a fundo e tentar entender o que realmente se passa com o bebê.

tabela
Fonte: Vida Organizada
Download em: 4Shared ou Minhateca

 

Deixe o seu comentário!

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.