Casa e Quarto Montessoriano

bebes

Meus filhos nunca tiveram um quarto propriamente montessoriano. Quando descobri o método as crianças já não eram bebês mas achei muito legal e fui adaptando várias coisas aqui em casa. Passei a usar uma cama baixa e readaptei alguns móveis quando minha filha tinha um ano. Pude observar melhora no padrão de sono quase que imediatamente. E o prazer que ela demonstrou em brincar no novo espaço não teve preço.

Maria Montessori foi uma médica e pedagoga italiana, indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz, que desenvolveu o método educacional que leva seu nome.

Ela propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo, com um quarto feito pensando nas necessidades da criança, respeitando seu tamanho, suas limitações, sem deixar de ser seguro. A idéia é tornar tudo alcançável. E deixar a criança livre pra explorar o ambiente sozinha, estimulando sua autonomia. Os brinquedos devem ficar no chão, os móveis baixos, as roupas acessíveis pra criança conseguir se vestir sozinha assim que possível. O berço costuma ser substituído por um colchão no chão. Tudo de forma muito simples, com o mínimo necessário.

E não para por aí. Ela também sugere adaptações nos outros ambientes da casa. Vou deixar registradas as sugestões, mas deixando claro também o cuidado extremo que se faz necessário no acesso da criança pequena à cozinha e banheiro, locais com maior risco de acidentes na casa (veja em Acidentes na infância: como prevenir).

Montessori na casa

  • Banheiro: deixar banco ou escada para auxiliar no uso da pia e vaso sanitário (lembrando que os pediatras recomendam o uso de trava no vaso sanitário).
  • Cozinha: deixar uma gaveta separada com os pertences da criança para ela acessar facilmente. Reservar espaço na geladeira pra a criança – pode ser para as frutas e água, por exemplo. Separar banco ou escada firmes para uso na pia (lembrando da indicação do uso de travas nas outras gavetas e grade ou portão no acesso à cozinha).
  • Outros cômodos: estimular nas atividades do dia-a-dia, como varrer, arrumar e lavar, e criar espaços em cada cômodo da casa destinados à criança, como por exemplo um espaço de arte, com materiais diversos, um museu natural para colocar folhas, pedras, conchas recolhidas nos passeios, etc.

Há muitas informações na internet sobre esse assunto. Retirei muitas boas informações do site Lar Montessori e do blog Sou Mãe. Na internet se encontram inclusive idéias de brincadeiras e atividades montessorianas que acho geniais, mas essas vão virar outra postagem. Há também grupos no facebook pra tirar dúvidas com mães mais experientes e profissionais no assunto – gosto especialmente do Montessori para Mamães.

quarto montessori 11
Idéia geral do quarto
Fonte: Belle and Beau Montessori

Montessori no quarto

  • Colchão no chão: dá acesso ao mundo, confere autonomia pra criança se deslocar e desenvolver noção de espaço e consciência corporal. É o quesito que as pessoas têm maior resistência pra aceitar. Crianças maiores podem usar cama tipo futon ou camas mais baixinhas, mas bebês não – a idéia é colchão no chão mesmo, que é mais seguro. Pode-se inclusive colocar placa de EVA em baixo pra isolar do frio. Almofadas e pelúcias devem ser evitadas pois são perigosas pros bebês pelo risco de sufocamento. Cercas ou grades ao redor fogem do conceito montessori. Há muitas publicações também sobre camas casinha, mas li muitos profissionais questionando (foge da idéia de dar maior sensação de liberdade). Ela facilita o uso de mosquiteiro e não deve ser cercada. Trata-se de uma tentativa de adaptação do método que pra mim não deixa de ser válida. Vi uma pessoa usando colchão com grade de proteção dessas removíveis pra cama de solteiro e achei interessante porque ela pode ser retirada e colocada somente à noite.
  • Móveis na altura da criança: em tamanho miniatura, pra organizar os livros e brinquedos, sem quinas e portas que possam machucar (atenção ao risco de acidentes), mantendo poucos à disposição e fazendo rodízio de tempos em tempos – evita a super estimulação. Os sites que mais gosto para móveis são Meu Móvel de Madeira e Tadah. Tem também a TokStok, Etna, Homedock e outros, com algumas estantes e nichos bacanas.

Comprar em: Tadah
Móveis de madeira de confecção própria super criativos e coloridos

Comprar em: Meu Móvel de Madeira
Aqui há variedade de fornecedores e todo tipo de nichos e estantes
montess
Móveis Montessori – Comprar em: Shoptime ou Submarino
estrado-montessori
Estrados e camas Montessori – Comprar em: Elo7
cama
Camas sob medida – Comprar em: Teepee and Babies
  • Roupas do dia a dia acessíveis: pode ser colocada em varais ou você pode fazer como eu, separando as do dia-a-dia nas gavetas baixas da cômoda ou armário. Podem ser colocadas etiquetas nas gavetas pra ficar mais fácil pra criança.
  • Tapetes: coloridos ou placas de EVA, deixando muito espaço livre pra brincar, sem obstáculos que atrapalhem o engatinhar e andar.
  • Objetos na parede: poucos pra manter o padrão minimalista. Quadros em altura baixa, adesivos, fotos, quadro magnético ou tinta magnética na parede são boas opções.
  • Espelho: na altura da criança, deitado no início, depois pode ser colocado em pé – ajuda na consciência corporal e na consciência do eu, fazendo o bebê entender que ele e mamãe são pessoas distintas. Pode ser de acrílico, que é mas seguro.
  • Barra na parede: pode ser colocada a 50cm do chão pra criança se segurar e ajudar a aprender a andar. Brinquedos podem ser pendurados nela.
  • Móbile: para bebês pequenos, a 30 cm da altura dos olhos. Sobre a cama pode estimular inadvertidamente na hora do sono, então pode ser colocado em outro espaço do quarto.
  • Brinquedos e livros simples: com figuras coloridas e sem emitir som – excesso de estímulo desvia o foco. Organizados em caixas transparentes ou com etiqueta (pode ter uma foto do conteúdo), ou prateleiras e nichos baixos.
  • Música: instrumentos musicais vários, simples, à disposição, música ambiente tranquila.

Idéias

quarto montessori 1
Móveis baixos – podem ser nichos colocados no chão, por exemplo
Fonte: Just Real Moms
quarto montessori 2
Livros em prateleiras baixas e local pra leitura
Fonte: Just Real Moms
quarto montessori 3
Livros em prateleiras baixas e parede com tinta magnética
Fonte: Hula Hoop Photography
quarto montessori 4
Cama baixa, tapete, móvel baixo – pode ser móvel de lavanderia usado na horizontal, por exemplo
Fonte: The Bump
quarto montessori 5
Móvel e mesinha de atividades
Fonte: The Bump
quarto montessori 6
Espaço amplo e minimalista
Fonte: Sou Mãe
quarto montessori 7
Barra na parede e espelho
Fonte: Jou Jou
quarto montessori 8
Outro espelho mais amplo com barra
Fonte: Dero Decor
quarto montessori 9
Cama baixa com espelho lateral e tapete
Fonte: Kids Wood Love
quarto montessori 10
Cama casinha
Fonte: Gemelares
Estante usada na horizontal com caixas organizadoras
de TNT adquiridas no Elo7

Deixe o seu comentário!