Mês: agosto 2016

  • Guia de cuidados com o bebê recém-nascido

    bebes

    Segue guia resumido de cuidados iniciais com o bebê recém-nascido. Cada item é discutido individualmente no post próprio do tema. Guia Links Troca de fraldas Banho de sol Banho passo-a-passo Sonecas e sono noturno Amamentação Leite materno: como conservar, armazenar e congelar  Bebês que dormem no peito e agitados Mamadeira: qual, como e até quando usar  Chupeta:…

  • Dentes: nascimento e cuidados

    bebes

    Quais os verdadeiros sintomas do nascimento dos dentes? Quando devem nascer? Qual a melhor pasta de dentes? O período de nascimento dos dentes pode variar bastante e essa figura didática ajuda a entender. Deixei uma faixa mais larga com o período em que deve ocorrer o nascimento dos dentes e entre parênteses e a idade média de…

  • Crianças francesas não fazem manha

    criancas

    Quando li o livro “Crianças francesas não fazem manha”, pensei: “devia ter lido na gravidez” e começado isso antes. Crianças francesas têm limites claros desde que nascem. Francesas não atendem o bebê no primeiro gemido que dão e isso é normal por lá. Como é por aqui “socorrer” o bebê ao menor sinal de desconforto…

  • Comentando o Enxoval: Para o Banho e Preventivos

    bebes

    Na sequência de posts sobre o enxoval do bebê, segue lista comentada sobre os itens para o banho e preventivos. Banho PREVENÇÃO DE ASSADURAS: Desitin, Bepantol, Dermodex, Hipoglos ou as preferidas Cetrilan e Mustela (os cremes que deixam a pele branca depois da aplicação fazem uma proteção extra, a barreira mecânica que minimiza o contato da urina e fezes com a pele – veja post de Troca de Fraldas) FITA ADESIVA: para o caso da fralda abrir e perder a cola COTONETE: para a limpeza do coto umbilical e da orelha – apenas externamente 3-5 TOALHAS: compre faldadas porque bebês podem machucar a pele em contato direto com a toalha áspera – pode ou não ter capuz TOALHAS-FRALDAS: fraldas grandes que servem para ser colocadas entre a toalha áspera e o bebê – desnecessário se você comprar toalhas já fraldadas PENTE/ESCOVA: as ideais no início são aquelas escovas molinhas TESOURINHA ROMBA OU CORTADOR DE UNHA PARA BEBÊS: bebês não costumam gostar muito de cortar unhas e se mexem muito durante o processo (o cortador pode ser mais rápido que a tesourinha, mas tem maior risco de ferir os dedinhos, mesmo aqueles que vêm com uma lupa) ÁLCOOL 70%: para a limpeza do coto umbilical na 1a-2a semana LENÇOS UMEDECIDOS: pra a higiene do bebê fora de casa – no uso diário causam assadura (atualmente a substância conservante metalizotiazolinona tem sido implicada nas reações alérgicas e dermatites do bebê que usa lenço rotineiramente) SABONETE: neutro, de preferência líquido XAMPU: opcional no início LIXEIRA COM PEDAL: pra dispensar as fraldas e algodões sujos PORTA ROUPAS SUJAS ORGANIZADORES: 1 cesta para colocar as miudezas de troca e 2 potes com tampa (para o algodão e o cotonete) BANHEIRA: a de plástico pode ter pé ou ser ser apoiada na pia (ou no chão do box comm o passar do tempo) – mas há também aquelas dobráveis, de material mais molinho, cuja tampa vira trocador (não cabem em banheiros pequenos – cuidado porque o banho faz a maior sujeira ao redor)…

  • Como lidar com a birra

    criancas

    Meu filho começou a fazer birra pra valer com 1 ano e meio mais ou menos. Minha filha mais nova com 2 e meio. Li em muitos lugares que era a fase da birra. O terrible twos. De um lado nós, pais, querendo colocar ordem na casa, de outro nossos filhos querendo impor suas vontades. E…

  • 10 Itens para viagens à praia e piscina

    viagens

    Fiz uma relação de itens que acho super bacana para viagens à praia e piscina. A maioria eu já testei, outros estão na minha lista mental de futuras compras.   1) Ublo da Tribord: Feito de uma boia inflável com fundo de plástico transparente. Permite a vizualização perfeita do fundo do mar pelos pequenos. Comprei…

  • Arrumando a mala: checklist

    viagens

    Documentos pessoais Viagem de carro/ônibus/vôo nacional: documento com foto ou certidão de nascimento. Vôo internacional: passaporte e visto, quando exigido. Caso menor de idade com passaporte antigo sem nome dos pais, levar certidão de nascimento. Permissão de viagem pode ser necessária se a criança vai viajar só com o pai ou só com a mãe. Os…

  • Viajando de avião com os filhos

    viagens

    Viajamos muito de avião com os pequenos desde os seis meses de idade do mais velho. Começamos com viagens mais curtas e fomos nos aventurando cada vez mais. O ideal é esperar duas doses de vacina pra sair se aventurando com os bebês por aí. As segundas doses (de reforço) são com 4 meses. Sobre…