Dentes: nascimento e cuidados

bebes

Quais os verdadeiros sintomas do nascimento dos dentes? Quando devem nascer? Qual a melhor pasta de dentes?

O período de nascimento dos dentes pode variar bastante e essa figura didática ajuda a entender. Deixei uma faixa mais larga com o período em que deve ocorrer o nascimento dos dentes e entre parênteses e a idade média de aparecimento.

dentes

dente-nascendo

Até os 3 anos de idade a criança já deve ter todos os 20 dentes de leite. Por volta dos 5-6 anos deverá começar a trocar pelos dentes permanentes.

Meus dois filhotes ganharam o primeiro dentinho com uns 8 meses. Lembro que em vários momentos eu percebia uma maior salivação e irritabilidade após os 6 meses e achava que era dente nascendo. Sempre ficava aquela impressão de que estavam levando tudo na boca e babando muito porque o dente ia nascer. Mas passavam os dias e nada.

Esses sintomas são realmente de nascimento dos dentes, mas não são exclusividade desse momento.

Sintomas de nascimento dos dentes (duração de 3-5 dias):

  • irritação gengival (“coceira”)
  • irritabilidade
  • salivação maior
  • falta de apetite
  • sono agitado

Questionáveis:

  • febre baixa (abaixo de 38°C)
  • diarréia

Esses sintomas questionáveis são frequentemente associados ao nascimento dos dentes sem qualquer comprovação científica. Mais provável tratar-se de alguma virose associada. Fonte: Meta-Análise da revista Pediatrics, de fevereiro de 2016.

Como melhorar o desconforto :

  • mordedores gelados
  • alimentos como cenoura gelada
  • massagear a gengiva com uma gaze ou fralda
  • analgésico oral
  • distração

Tive dificuldade de achar um mordedor que agradasse meus pequenos. Os com gel que vão à geladeira foram melhor aceitos. Mas eles preferiam mesmo a colher de silicone

Recentemente ouvi falar no picolé de leite materno e achei a idéia genial… Simples e eficaz. Mas se seu bebê já está na fase da papinha, pode fazer um picolé de frutas também (sem açúcar, claro). Podem ser usadas forminhas de picolé ou simplesmente uma chupeta na tampa de uma mamadeira ou copinho, como na foto abaixo.

picolé de leite materno

Já me falaram também de Matricaria Chamomilla, mas não tive a oportunidade de testar. Trata-se de um pó fitoterápico a base de camomila que pode ser diluído e aplicado diretamente nas gengivas, a cada 2 horas.

matricaria
Comprar em: Drogarias Pacheco

Questionável:

  • pomada anestésica a base de lidocaína: efeito curto, efeitos adversos impedem uso muito frequente

Como cuidar dos dentes :

Recém-nascido

A higiene bucal começa bem antes dos dentinhos nascerem, logo ao nascer.

Principalmente quando se uso de leite artificial ou outros alimentos, é recomendável passar gaze úmida nas gengivas, bochechas e língua pra retirar os resíduos pelo menos 1-2x/dia.

Após o nascimento do primeiro dente

Após o nascimento do primeiro dente, deve-se começar escovação com escova para bebês, extra macia, usando pasta com flúor infantil. Veja quadro de pastas de dente para fazer a escolha certa. O correto é usar pasta com mais de 1000ppm de flúor desde o nascimento para prevenir corretamente o surgimento de cáries e doenças periodontais. A quantidade é de um grão de arroz (0,1g) para bebês e crianças que não sabem cuspir e um grão de ervilha (0,3g) para as que já sabem cuspir (em geral após os 3 anos). Maiores quantidades podem desgastar o esmalte dentário e levar a fluorose (surgimento de manchas brancas nos dentes).
tt-pasta-d-edentes

Como estimular

No início pode ser difícil. Em geral as crianças não gostam das escovas logo de cara. Muito menos da pasta com flúor. Com o mais velho eu tinha que usar vários artifícios pra conseguir limpar os dentes e fazia isso super rápido senão era o maior chororô. Televisão ligada, galinha pitadinha, mil histórias, procurar passarinho no céu, valia de tudo.

Esse vídeo do Doki que explica às crianças sobre a escovação me ajudava muito nessas horas: veja no Youtube.

Desde cedo a criança deve ser estimulada a aprender a escovação. É importante elas conhecerem o “bichinho” dos dentes e a importância de deixá-los limpinhos. Levar para escolher a escova e a pasta ajuda. Aqui em casa eu escovo primeiro e depois dou a escova na mão das crianças pedindo pra elas fazerem de novo, se olhando no espelho. Mas nada impede que a ordem seja inversa.

Ensinar a usar o fio dental desde cedo também é importante, sobretudo se os dentes forem nascendo muito juntinhos uns dos outros.

Após o nascimento do primeiro dente, ou antes de um ano de vida, a criança deve visitar preventivamente o odontopediatra.

A partir de 6 anos, a criança já pode escovar os dentes sozinha.

 

escolhendo-pasta-de-dente

Deixe o seu comentário!