Viajando de carro com os filhos

viagens

Viagens de carro podem ser muito cansativas. Podem deixar crianças maiores cansadas e irritadas, ainda mais bebezinhos… Quando meus filhos tinham poucos meses de vida eu sempre preferia passear em locais próximos, fugindo de longas distâncias. Aos poucos fomos nos sentindo seguros pra ousar mais.

Atualmente viajamos de carro não só pelos arredores da nossa cidade, mas também alugamos um quando viajamos de avião pra outras cidades. Com crianças não é tão legal ficar à espera de ônibus, com risco de chuva e outros contratempos. O carro vale o investimento. Ainda serve pra carregar ítens extra – carrinho, lanche, mala com mudas de roupa – e explorar a região com o horário mais flexível, conhecendo a lugares onde normalmente não iríamos de outra forma.

thumb_img_7686_1024

carro

Dicas

  • Prefira viajar na hora da soneca. Às vezes até crianças maiores, que não dormem de dia habitualmente – como as minhas – aproveitam pra tirar um cochilo no meio da viagem.
  • Em viagens mais longas, programe pra fazer uma pausa no meio do trajeto. Retire o bebê da cadeirinha, deixe ele se movimentar um pouco. Deixe a criança maior sair do carro e esticar as penas, ir ao banheiro, fazer um lanche.
  • Algumas crianças têm propensão a cinetose (enjôo do movimento). Como na minha família quase todos sofrem desse mal, costumo dar um anti-emético antes (Motilium, Digesan, Dramin), sobretudo se a viagem passa por uma região de muitas curvas, ou serra.
  • Dê uma refeição leve antes da viagem.
  • Programe o entretenimento de bordo. DVD’s, músicas, brinquedos. Brincadeiras como trava-línguas, adivinhação, procurar algo na paisagem, também distraem bastante os maiores. Meu marido inventou uma brincadeira divertida em que ele divide o tempo da viagem em partes iguais que ele chama de pedaços de pizza: as crianças vão escolhendo de quem é o próximo “pedaço” conforme vai passando a viagem (ex: viagem de 1h = 4 pedaços, 1 a cada 15 min). Assim as crianças vão entendendo quando estamos chegando no destino.
  • Porta-trecos para carro podem transportar brinquedos, água e um lanchinho:
carro1
Comprar em: Elo7 ou MercadoLivre ou Amazon

Esse modelo acima é importado, mas há vários semelhantes disponíveis nos sites indicados. Gosto mais ainda dessa idéia abaixo, mas só encontrei à venda fora do Brasil. Há um tutorial no Macetes de Mãe de como confeccionar uma bonitinha bem parecida.

carro2
Comprar em: Amazon ou Aliexpress
  • Os que usam cinto do carro ficam muito confortáveis com almofadas de cinto. Muito bacana para permitir aquela soneca sem sair da posição segura.

    carro
    Comprar em: Elo7

 

  • Se a criança já não usa fraldas, pense em levar um Toalet descartável. É um saco com produto que transforma a urina e vômito em gel sem odor, muito bom para os momentos de aperto com os pequenos que não usam usam mais fraldas. Minha filha usou e aprovou. À venda nas farmácias:
221501-mlb20327223471_062015-o
Comprar em: Drogarias Pacheco

Deixe o seu comentário!