Atividades infantis – sugestões para a primavera

criancas

A primavera chegou.

Procurando atividades pra fazer com as crianças em casa, especialmente hoje, um dia de chuva, encontrei várias idéias legais no Pinterest. Tudo aproveitando a chegada da primavera…

atividades-primavera

Quadros

Para os bebês, encontrei um quadro sensorial feito com vários objetos de texturas diferentes. Podem ser usados tecidos, tampinhas, esponja, papel laminado… Coloridos, colados em uma tela para o bebê poder tocar a vontade.fullsizerender-7

Botões coloridos se transformam em uma linda árvore quando colados em um papel ou tela… Materiais como miçangas e paetês são alternativas… Ou mesmo papel seda amassado em bolinhas.

fullsizerender-6

Caixa Sensorial

Para crianças um pouquinho maiores,  pode ser feita uma caixa sensorial montessoriana (como descrito no post 40 Atividades montessorianas) com vasinho, flores de plástico e areia. Pode ser usada também areia de aquário, de gato, ou quaisquer grãos.fullsizerender-13

Tinta

Sujando um pouquinho mais a casa, pode ser feito um dia de pintura com as mãos. Tenho um livro chamado “Desenhando com os Dedos” com várias idéias de figuras… Só a capa já é uma graça.

tinta

desenhando-com-os-dedos
Livro

Os maiores vão gostar de brincar de contar as bolinhas da centopéia, as pétalas das flores e as pintas da joaninha. Faça download para imprimir as folhas aqui. fullsizerenderr

Quebra-cabeça

Outra idéia é confeccionar quebra-cabeças com palitos pintados com figuras simples. Podem ser frutas, animais e flores.

fullsizerender

Colagem

Com papel, palitos, forminhas de doces, ou mesmo flores naturais, areia, sementes…

colagem

Colares

Podem ser feitos com flores de papel e macarrão. Esse de centopéia ficou uma graça. Pode se transformar também em uma coroa de flores…

fullsizerender-10

Rolos de papel higiênico

Podem ter mil utilidades:

rolo

 

Plantas

Plantar sementes de alpiste, girassol ou feijão, bem à moda antiga, tem tudo a ver com a primavera.

img_4345

Os maiores vão gostar de deixar flores brancas em tonalidades coloridas deixando-as absorver água com anilina. Qualquer flor pode ser usada, mas as melhores são as margaridas, rosas e crisântemos. A anilina pode ser a comum, em pó, dissolvida em água.

flor

 

2 comentários

Deixe o seu comentário!