Como prevenir alergias e combater os ácaros

criancas

As alergias são reações exageradas do nosso corpo para combater uma substância estranha. São a doença crônica mais comum na infância e na adolescência. Podem se manifestar, por exemplo:

  • na pele – com placas, vermelhidão, coceira, descamação, etc (a dermatite atópica)
  • nos olhos – com vermelhidão, ardência, lacrimejamento, fotofobia, etc (a conjuntivite alérgica)
  • nas vias respiratórias – com rinite (coriza, espirros, dor de cabeça, etc) e asma (tosse seca, falta de ar, chiado, dor no peito, etc)

A pessoa precisa ser predisposta para apresentar os sintomas de alergia. Em indivíduos que não são alérgicos, esses sintomas não chegam a aparecer. Essa predisposição tem um componente genético, bem como ambiental (frio, poluição do ar, uso de aparelhos de ar condicionado, pouco contato com a natureza) e o desmame precoce do leite materno (uso de leite de vaca antes de 2 anos de idade aumenta o risco de surgirem futuras alergias).

post-it

Ácaros são seres microscópicos e são considerados os principais fatores desencadeantes de alergias respiratórias em indivíduos predispostos. Têm papel muito importante também nas alergias de pele e nas conjuntivites alérgicas.

Pacientes com predisposição a alergia de pele (atópicos) possuem disfunção da sua barreira lipídica protetora. Desta forma, o ácaro em contato direto com a pele desprotegida desencadeia uma reposta inflamatória que pode levar à dermatite atópica.

A conjuntivite alérgica acomete até 20% das crianças entre 6-7 anos e pode ser precipitada por ácaros, baratas, antígenos de cães e gatos (fungos e pólen também, mas são mais raros no Brasil).

Os ácaros podem estar presentes em qualquer lugar dentro de casa. 80% das superfícies visíveis têm ácaros, mas eles crescem em maior quantidade em locais úmidos, em colchões, mantas, travesseiros, tapetes, pelúcias, rodapés, frestas no assoalho etc. Em 1 g de poeira podem ser encontrados até 3.000 ácaros.

 

Cuidados para evitar crises alérgicas

Ingerir bastante líquido e lavar narinas com soro fisiológico.

Manter ambientes arejados (expostos ao ar e sol). O ideal é manter atmosfera seca no interior das habitações (umidade relativa entre 50 e 60% e temperatura entre 18 e 20°C).

Manter limpeza frequente (a cada 6 meses) de aparelhos de ar condicionado, diminuindo a presença de bactérias e fungos no ambiente, causadores de infecções respiratórias

Evitar carpetes e tapetes, que acumulam mais ácaros. Pisos frios também acumulam ácaros em menor quantidade e além disso permitem sua livre circulação no ar, logo não devem ser negligenciados completamente.

Limpar chão e móveis com pano úmido (pode ser usada solução de limpeza descrita abaixo).

Evitar livros expostos próximos à cama.

Manter banheiro ventilado e seco. Eliminar focos de infiltração e manchas de bolor. Colocar toalhas diariamente para secar e trocar duas vezes por semana no mínimo.

Preferir cortinas de material sintético e lavar cortinas 1x/semana.

Fazer manutenção adequada das roupas de cama, colchōes, travesseiros, cobertores:

  • Aspirar colchões quinzenalmente (para retirar resíduos de ácaros de suas fezes)
  • Evitar travesseiros de plumas e com ervas (acumulam mais ácaros e cheiro forte precipita rinite) e preferir os de látex e espuma (se for usar travesseiros de pluma, cobrir com capa anti-ácaro com zíper)
  • Lavar roupa de cama em água quente (acima de 55-60 graus)
  • Preferir edredons a cobertores (menor acúmulo de ácaros)
  • Trocar travesseiros de 2/2 anos, não sendo necessário lavar

post-it

OBS: Colocar travesseiros e colchões no sol periodicamente pode ajudar a matar uma parcela dos ácaros, mas não substitui a sua troca. Após a exposição ao sol é necessário aspirar para retirar os resíduos de ácaros que foram mortos (o principal provocador das alergias são as fezes dos ácaros).

Lavagem e solução de limpeza

Lavar materiais em água morna (mínimo 55°C) é a melhor forma de matar os ácaros.

Em superfícies que não podem ser lavadas (superfícies de móveis, livros e colchões, por exemplo) pode ser aplicada uma mistura de 200 ml de vinagre de vinho branco em 4 litros de água. Essa mistura pode reduzir em 87% o número de ácaros. Opção: mistura meio a meio de álcool e vinagre.

post-it-2

Solução ADF Plus

Solução desenvolvida pela Allergoshop que alega eliminar 86,7% dos fungos, bactérias e ácaros em 6 dias após a primeira aplicação e manter índice de repelência de 84,6% mesmo 10 dias após a utilização. Pode ser aplicada em tapetes, carpetes, sofás, cortinas, pelúcias, sapatos, roupas e em outros materiais têxteis. Pode também ser usada em outras superfícies que apresentem sinais de poeira e bolor, como cerâmicas, couro e fórmicas.

sol

 

Aquecimento e congelamento

Reduzem a proliferação de ácaros, mas sozinhos não são capazes de eliminar os restos de ácaros e sua fezes que provocam as alergias. Servem como alternativa aos materiais que não podem ser molhados.

Aquecimento: deixar 15 minutos na secadora a no mínimo 55°C.

Congelamento: manter em temperatura entre -18 a -20°C por 24 horas. Não é possível atingir essas temperaturas no congelador da geladeira, apenas no freezer. Temperaturas da geladeira podem apenas paralisar o crescimento dos ácaros, sem matá-los.

Uso do aspirador

Aspirar pó 2x/semana do quarto de dormir e locais mais frequentados pela pessoa alérgica pode reduzir a população de ácaros no ambiente e as crises alérgicas. Aspirar sofás, colchão e estrado. Chão, tapetes e carpetes também devem ser aspirados.

Os aspiradores com filtro HEPA (high efficiency particulate air) são mais eficazes que os aspiradores clássicos em aspirar pólens e ácaros.

Capas protetoras

A utilização de capas anti-ácaros é considerada muito eficaz na redução dos níveis de ácaros nos travesseiros e colchões, sendo recomendadas aos alérgicos.

No entanto, nem todas as capas comercializadas são recomendadas: elas devem ser preferencialmente com zíper e obrigatoriamente de plástico PVC. Capas de tecido ou TNT não são nada eficazes. Há opções de capas em dupla camada (de tecido com membrana de PVC interna) igualmente eficazes que o PVC puro e mais confortáveis ao toque (embora eu use as de PVC puro sem sentir qualquer incômodo).

Veja em: Alergo ShopAlergo House, Allergocenter, Casa do Alérgico.

 Outros

Purificadores de ar não têm qualquer benefício comprovado.

Deixe o seu comentário!