Esmaltes infantis: as recomendações atuais

criancas

É permitido uso de esmaltes na infância? Esmaltes infantis são perigosos?

Esmaltes comuns contém muitas substâncias indutoras de alergias, como tolueno, formaldeído e mica. 10% da população adulta é alérgica a esmalte comum, podendo em alguns casos usar esmaltes hipoalergênicos.

As crianças são particularmente mais susceptíveis a essas alergias, que se manifestam sobretudo como vermelhidão, coceira, descamação e inchaço, mais comumente na face, sobretudo pálpebras. Elas não devem usar esmaltes adultos de forma a evitar contato precoce com qualquer substância provocadora de alergia. Quanto mais cedo a criança é exposta a essas substâncias, maior o risco de alergia na infância ou vida adulta. E uma vez que a alergia for instalada o uso do produto fica proibido.

Esmaltes para uso adulto, hipoalergênicos ou não, estão liberados pela ANVISA a partir de 12 anos de idade.

Mas as crianças gostam de brincar de imitar os adultos. E para alegrar nossas pequenas, vamos em busca de alternativas para essas brincadeiras…

Esmaltes permitidos

Os esmaltes permitidos para crianças a partir de 3 anos de idade são aqueles à base de água e que saem sem necessidade do uso de acetona ou removedor. Possuem a chamada tecnologia Peel Off (parecem uma cola colorida e se descolam por inteiro da unha). Não possuem solventes e têm odor mais suave. Alguns também podem possuir substâncias de gosto amargo, para evitar a ingestão acidental. Têm baixíssima durabilidade e sim, são bem caros…

Marcas

  • Piggy Paint: marca desenvolvida por uma mãe americana que buscava produtos para suas filhas. Tem um slogan engraçadinho, “Natural as mud” – Natural como a lama. Grande variedade de cores e produtos, mas só se encontra nos EUA. Veja site da marca.
  • Esmaltes Disney: à venda em lojas de brinquedos, em vários formatos. Foram esses que experimentei. São caros e saem na primeira lavagem.
  • Petit Sophie do Boticário: produto nacional com fórmula a base de água e tecnologia Peel Off, à venda na internet e lojas da marca.
  • Bo-Po: produto importado à venda na internet, também abase de água e tecnologia Peel Off. Vide página no Facebook.

OBS: Impala Kids e Ella Kids deixaram de ser fabricados.

Esmalte caseiro

Inspirada na consistência de cola (e no alto custo) desses esmaltes encontrei uma receita caseira que funciona legal:

  • uma parte de cola
  • uma parte de tinta escolar infantil e/ou glitter
caseiro
Video: Arts and Crafs

Pode ser usado óleo na unha antes da aplicação da mistura pra facilitar a retirada. Ou basta lavar as mãos. Fica um pouco opaco, mas tem a mesma consistência de esmalte e a secagem é super rápida. Aqui em casa fez sucesso igualzinho a qualquer outro:

 

 

 

 

Deixe o seu comentário!