Esmaltes infantis: as recomendações atuais

criancas

É permitido uso de esmaltes na infância? Esmaltes infantis são perigosos?

Esmaltes comuns contém muitas substâncias indutoras de alergias, como tolueno, formaldeído e mica. 10% da população adulta é alérgica a esmalte comum, podendo em alguns casos usar esmaltes hipoalergênicos.

As crianças são particularmente mais susceptíveis a essas alergias, que se manifestam sobretudo como vermelhidão, coceira, descamação e inchaço, mais comumente na face, sobretudo pálpebras. Elas não devem usar esmaltes adultos de forma a evitar contato precoce com qualquer substância provocadora de alergia. Quanto mais cedo a criança é exposta a essas substâncias, maior o risco de alergia na infância ou vida adulta. E uma vez que a alergia for instalada o uso do produto fica proibido.

Esmaltes para uso adulto, hipoalergênicos ou não, estão liberados pela ANVISA a partir de 12 anos de idade.

Mas as crianças gostam de brincar de imitar os adultos. E para alegrar nossas pequenas, vamos em busca de alternativas para essas brincadeiras…

Esmaltes permitidos

Os esmaltes permitidos para crianças a partir de 3 anos de idade são aqueles à base de água e que saem sem necessidade do uso de acetona ou removedor. Possuem a chamada tecnologia Peel Off (parecem uma cola colorida e se descolam por inteiro da unha). Não possuem solventes e têm odor mais suave. Alguns também podem possuir substâncias de gosto amargo, para evitar a ingestão acidental. Têm baixíssima durabilidade e sim, são bem caros…

Marcas

  • Piggy Paint: marca desenvolvida por uma mãe americana que buscava produtos para suas filhas. Tem um slogan engraçadinho, “Natural as mud” – Natural como a lama. Grande variedade de cores e produtos, mas só se encontra nos EUA. Veja site da marca.
  • Esmaltes Disney: à venda em lojas de brinquedos, em vários formatos. Foram esses que experimentei. São caros e saem na primeira lavagem.
  • Petit Sophie do Boticário: produto nacional com fórmula a base de água e tecnologia Peel Off, à venda na internet e lojas da marca.
  • Bo-Po: produto importado à venda na internet, também abase de água e tecnologia Peel Off. Vide página no Facebook.

OBS: Impala Kids e Ella Kids deixaram de ser fabricados.

Esmalte caseiro

Inspirada na consistência de cola (e no alto custo) desses esmaltes encontrei uma receita caseira que funciona legal:

  • uma parte de cola
  • uma parte de tinta escolar infantil e/ou glitter
caseiro
Video: Arts and Crafs

Pode ser usado óleo na unha antes da aplicação da mistura pra facilitar a retirada. Ou basta lavar as mãos. Fica um pouco opaco, mas tem a mesma consistência de esmalte e a secagem é super rápida. Aqui em casa fez sucesso igualzinho a qualquer outro:

 

 

 

 

2 comentários

Deixe o seu comentário!

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.