Canais Infantis Educativos do Youtube (com páginas do Facebook)

criancas

Veja aqui uma seleção de canais educativos disponíveis no Youtube para crianças entre 5-10 anos. Experimentos científicos, animais exóticos, vídeos respondendo porquês, ensinando pegadinhas, culinária… Muita coisa que até adultos vão curtir. E todos com páginas correspondentes no Facebook.

Lista de canais

TICOLICOS:

Vídeos protagonizados por Ludi, um boneco que conta histórias, ensina receitas e passeia pela cidade respondendo perguntas como: “por que o bolo cresce”, “por que o cachorro abana o rabo”, “por que precisa tomar banho todo dia”? Ideal para crianças entre 4 e 8 anos.

Links: Youtube e Facebook

THE DAD LAB:

Vídeos de um pai britânico, de dois meninos pequenos, que adora inventar atividades educativas, experiências científicas, atividades com papel, tinta… tudo muito criativo e divertido. Há experiências legais para crianças de qualquer faixa etária.

Links: Youtube e Facebook

COZINHANDO COM SARINHA:

Sarinha começou com vídeos de brinquedos e passeios, mas agora é também uma mini chef que protagoniza vídeos de receitas culinárias e também de pegadinhas, como a cola escolar comestível e a pasta de dentes e o cocô comestíveis. Ideal para crianças a partir de 4-6 anos.

Links: Youtube e Facebook

MANUAL DO MUNDO:

Série de vídeos apresentados por Iberê Tenório e Mari Fulfaro. Trazem experiências, curiosidades sobre como algumas coisas são produzidas e criadas, receitas, dicas de mágicas, origamis e pegadinhas. Ideal para crianças a partir de 7-8 anos.

Links: Youtube e Facebook

PAPO DE BIÓLOGO:

Vinicius Ferreira é um biólogo que definitivamente não tem medo de bicho. O canal traz vídeos  com duração entre 5 e 15 minutos, cheios de aventuras nas florestas brasileiras… e com uma grande variedade de animais exóticos. Todos disponíveis também no Facebook. Ideal para crianças a partir de 7-8 anos, mas pode fazer sucesso para qualquer faixa etária, inclusive adultos.

Links: Youtube e Facebook

MINUTO DA TERRA:

Canal com animações curtas, de até 3 minutos, que são a versão brasileira do canal americano Minute Earth. Ensina ciências e curiosidades do meio ambiente de forma divertida e criativa. O canal é genial, mas alguns vídeos me pareceram de difícil compreensão para crianças pequenas. O facebook de mesmo nome não disponibiliza os vídeos do canal, então nesse caso, ficamos somente com o Youtube para acessar esse conteúdo. Ideal para crianças a partir de 9 anos.

Links: Youtube e Facebook

Sobre o uso de eletrônicos

A recomendação por especialistas é que as crianças fiquem o mínimo de tempo possível assistindo TV ou outro eletrônico, não devendo exceder 1-2h/dia. Isso porque o uso excessivo de eletrônicos vem sendo associado ao aumento do risco de sedentarismo, obesidade, transtornos do sono, dificuldades de aprendizagem, déficit de memória e transtornos de comportamento, como a síndrome do pensamento acelerado e irritabilidade.

Recomenda-se também evitar acessar eletrônicos 30min-1h antes de dormir e manter ambientes na casa totalmente livres de eletrônicos, como o quarto.

E a preocupação não pára por aí. Especialistas alertam também para os perigos dessa liberdade de conexão com o ‘mundo’ virtual.

Pensando nisso o Youtube lançou o aplicativo Youtube Kids para tablets e celulares. Ele disponibiliza apenas conteúdos 100% infantis. Vídeos com palavrões, por exemplo, são vetados. A pesquisa pode ser feita pela criança através de um teclado virtual ou do ícone de um microfone que a criança aperta para falar o que está procurando.

Deixe o seu comentário!