Origami e avião de papel: dobraduras fáceis para crianças

criancas

ORIGAMI

O origami é a arte japonesa de dobraduras que surgiu há mais de quatro séculos e possui várias modalidades e graus de dificuldade. Crianças menores podem precisar de ajuda, mas ficam encantadas em ver a transformação do papel. Além de divertido, é uma boa forma de desenvolver a concentração e a coordenação motora.

Algumas brincadeiras da infância a gente leva pra vida toda. Assim é o origami. Com a prática a gente toma gosto e começa a procurar tutoriais com maior grau de dificuldade e a brincadeira vai virando um desafio.

  • Tipo de papel: o ideal é com gramatura em torno de 75g porque papéis mais finos rasgam com facilidade e mais grossos são difíceis de dobrar.  Exemplos: papel para origami, papel color set e papel sulfite A4 ou ofício. Alguns papéis de presente também servem (mas alguns não vincam bem). Outras opções: papel vegetal, papel metalizado, papel kraft, papel sanduíche.
  • Como fazer: dê o papel já cortado em na forma de um quadrado para a criança. Mostre os passos seguindo o tutorial. Você pode ficar com um papel e fazer o seu, mostrando à criança como fazer o dela. Ao final, a criança pode enfeitar com lápis, canetinha, cola colorida, purpurina e o que mais desejar.
  • Para buscar tutoriais, há muitos disponíveis no Pinterest e Youtube. Veja exemplos de alguns mais simples:

 

 

 

Pensando nas festas juninas:

E, por fim, pra ninguém se envergonhar de não saber fazer o famoso barquinho:

AVIÃO DE PAPEL

Qual criança não gosta de um avião de papel? Se você não aprendeu na infância a fazer um bom avião de papel, então essa vai ser uma boa oportunidade.

Abaixo temos o modelo básico de avião de papel e os milhares de modelos mais complexos:

Deixei disponíveis todos esses modelos no Pinterest, de forma que possam ser ampliados. Mas muitos outros modelos incríveis têm o tutorial em vídeo no Youtube, ficando bem mais fácil aprender.

Tutoriais: Youtube

Recentemente um avião de papel bateu o recorde mundial voando mais de 60 metros sem cair. O vídeo com o tutorial foi disponibilizado pela Harvard University. Vamos testar? O meu não ficou exatamente igual ao do vídeo abaixo, provavelmente porque as medidas do papel eram diferentes. Também não voou nem perto de 60 metros (com certeza a culpa foi do papel, rs). Apesar disso ele ficou super legal e fez sucesso aqui em casa:

Tutorial: Youtube

Deixe o seu comentário!