Corantes, conservantes, agrotóxicos, plásticos e seus malefícios

criancas

O que uma lata de milho, uma caixa de leite, um pacote de gelatina infantil e um copo plástico têm em comum? Todos contém substâncias químicas maléficas à saúde infantil.

Nas últimas décadas a quantidade de química adicionada aos alimentos disparou. Utilizamos embalagem plástica para guardar os alimentos, adicionamos química aos alimentos para eles serem conservados, parecerem mais bonitos, cheirarem melhor…

Pensando nessa questão, as sociedades de pediatria chamam atenção para os prejuízos causados pelo alto consumo dessas substâncias desde a infância.

Vejamos quais malefícios elas poderiam causar.

Corantes artificiais

Podem aumentar os sintomas das crianças com déficit de atenção e hiperatividade. Podem também causar alergias em crianças com predisposição. Estão presentes em biscoitos, bolos industrializados, sorvetes, gelatinas, algumas bebidas…

Nitratos e Nitritos

Podem interferir na função da tireóide e na oxigenação dos tecidos, além de aumentar alguns tipos de câncer. São usado como conservantes nos alimentos, sobretudos processados e carnes.

Atrazina

Herbicida usado nos cultivos de alimentos como milho, pode causar disfunção nos hormônios sexuais, podendo estar associada a infertilidade, tumores da mama e puberdade atrasada.

Perclorato

Presente em agrotóxicos, podem contaminar também a produção do leite. Altera a absorção de iodo pelo organismo, podendo levar a disfunção na tireóide.

Ftalatos

Estudos têm mostrado que essas substâncias presentes em alguns tipos de plásticos podem levar à morte precoce de algumas de nossas células, alterações hormonais, infertilidade, diabetes, obesidade e outros malefícios mais…

PBA

Substâncias como o bisfenol são encontradas em latas de alimentos em conserva, garrafas, embalagens plásticas, utensílios de cozinha, recibos de papel… Praticamente todas as latas de alimentos vendidas no Basil possuem bisfenol no seu revestimento interno.

Substâncias como o Bisfenol A (BPA) podem interferir na puberdade e fertilidade, podem aumentar a gordura corporal e causar problemas no sistema imunológico e neurológico, além de já terem sido associados a alguns tipos de câncer, hiperatividade, infertilidade e outros.

No Brasil  a ANVISA proibiu importação de mamadeiras que contenham PBA. Mas não de chupetas, pratos, copos e outros utensílios já proibidos em outros países.

Sim, existem utensílios ditos PBA-Free, mas como já coloquei em post anterior (veja aqui ) utensílios “garantidamente” PBA-Free não existem.

Aqui em casa, pensando na saúde, treinamos desde cedo as crianças a usar utensílios de vidro e aço inoxidável. Quão cedo? A partir dos dois/três anos funcionou para nós, mas certamente vai depender da criança, poderia ser antes ou depois…

E mais. Tem plástico em casa e deseja descartar? Jogue no lixo comum. A reciclagem desse tipo de material por outro lago, pode ser um risco, pois o processo de reciclagem libera ainda mais bisfenol no ambiente, contaminando lençóis freáticos.

Deixe o seu comentário!

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.